O assunto morte sempre foi evitado pelo ser humano, afinal, na maioria das vezes não estamos realmente preparados para esse processo. A perda de um ente querido implica numa grande mudança na vida de quem ficou.
Neste processo, muitos são dominados pela tristeza, raiva e medo, sem saber lidar com a angústia constante. Portanto, para muitos viver o luto é bem complicado, sendo uma caminhada difícil de se percorrer.
A maneira como cada pessoa enfrenta o luto é única dado que depende da personalidade, processo emocional, fé e intensidade do vínculo afetivo.
Como esses elementos diferem de um indivíduo para o outro, os estágios do luto também são distintos em relação à intensidade.
Segundo Elisabeth Kubler-Ross, psiquiatra, especialista em cuidados paliativos, autora do livro ¨Sobre a Morte e o Morrer, existem 5 estágios no processo do luto.
– Negação: Negar a realidade no sentido de adiar a dor da perda.
– Raiva: Momentos de revolta, ressentimento e sentimento de impotência são comuns nessa fase, ao constatarmos que não há nada que possa ser feito para reverter a situação.
– Negociação: Fase de fantasia e tentativa de criar estratégias para reverter o processo.
– Depressão: Fase de profunda tristeza e sensação de vazio. É comum nessa etapa a introspecção, a melancolia e o isolamento social.
– Aceitação: Fase de reorganização das ideias, reestruturação da vida e de todas as suas possibilidades diante da nova realidade.
Nem todas as pessoas vivenciam ou concluem todas as etapas, então surgem os sintomas que precisam ser trabalhados para que o processamento sobre a perda realmente aconteça.
A depressão por perda é mais comum do que imaginamos, e a cada nova perda o sentimento escala, pois, a pessoa revive mentalmente todas as perdas anteriores que ainda não foram elaboradas.
Reconhecer, aceitar, respeitar os sentimentos envolvidos, genuinamente abrir mão e dizer adeus ao que foi perdido, traz grande alívio.
É a mudança de representação que possibilita o preenchimento daquele vazio no peito e resgate do prazer de viver.
Essas informações foram úteis para você?