Depressão infantil

A depressão infantil encontra-se cada vez mais presente e a ocorrência dos sintomas em crianças geralmente são observados através das repercussões comportamentais e físicas.
É importante compreender que a depressão é uma perturbação que envolve variáveis sociais e psicológicas e vai além da tristeza normal.

Fatores como separação dos pais, pertencer a famílias disfuncionais, presenciar discussões e humilhações em casa ou na escola, mudança de escola, de casa, de cidade, podem impactar na conduta da criança e gerar sentimentos e pensamentos depressivos.

Alguns sintomas como hiperatividade, enurese, aumento da agressividade, ansiedade e insônia, devem ser investigados, assim como baixo rendimento escolar, tristeza, desânimo, falta de concentração, desmotivação, insegurança, apatia, mudança de peso e apetite, choros, tiques, pensamentos de morte ou suicídio.

Também é importante ressaltar que os sintomas que as crianças apresentam refletem também os conflitos da hierarquia com a qual ela convive. Conflitos entre pai e mãe, pais e avós, pais e funcionários da casa, professores e assistentes, professores e coordenadores e etc., são fatores que tem forte impacto no processo.

O conhecimento a respeito da depressão infantil é importante para que familiares e educadores, com um olhar atento, conduzam para a intervenção terapêutica adequada. O trabalho da terapia estratégica, atuando em nível sistêmico, com o atendimento aos pais da criança, é uma direção para o caminho da resolução e quando necessário, a criança também é envolvida para o atendimento individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *