Alguém que sofre de depressão pode sentir que anda pela vida constantemente carregando o peso do mundo nos ombros. Outros podem se sentir tão deprimidos que navegam pela vida sem objetivos, e ainda podem ser acusados de preguiça e falta de vontade de realizar algo.
Infelizmente a depressão não se restringe a uma fase específica da vida, podendo atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos, principalmente após a pandemia que desencadeou um aumento de 25% de prevalência global de ansiedade e depressão.
Apesar disso, os sintomas característicos da depressão e suas causas podem apresentar variações a depender da etapa de vida em que a pessoa se encontra.
Depressão na Infância:
Nos casos de depressão infantil, pode ser causada por fatores como doenças crônicas, abusos, separação dos pais, mudança de escola e os sintomas podem se manifestar como tédio, aumento da agressividade, baixo rendimento escolar, desânimo entre outros.
As crianças podem apresentar sinais indicadores, como:
- Problemas na escola.
- Evitar atividades sociais.
- Perda de interesse em atividades divertidas.
- Mudanças na dieta ou no peso.
- Ansiedade e dificuldades com os membros da família.
Depressão na Adolescência:
Na adolescência, alguns dos sintomas podem se manifestar como humor irritável, alteração anormal de peso, e sono excessivo. Desse modo, é muito importante o diálogo dos pais com o adolescente nessa fase. Os sinais de depressão podem incluir aqueles que as crianças mais novas apresentam, no entanto, sintomas exclusivamente adolescentes incluem:
- Mudanças de humor que duram mais do que algumas semanas.
- Problemas com amigos.
- Níveis incomuns de irritabilidade e ataques de raiva..
- Sentimentos de inutilidade e extrema sensibilidade.
- Distúrbio no sono.
- Distúrbio alimentar.
- Automutilação.
- Abuso de álcool ou drogas.
- Isolamento social.
Depressão na fase Adulta:
Em relação à fase adulta, a depressão pode se apresentar de formas diferentes entre homens e mulheres, sendo estas últimas as mais suscetíveis à doença.
As causas são multifatoriais e reforçam o intenso sentimento de tristeza, angústia, culpa e inadequação, além dos pensamentos constantes de autoquestionamento.
Os sinais de depressão geralmente estão relacionados aos gatilhos que impulsionam a depressão.
- Grandes transições de vida.
- Falta de apoio em novos ambientes.
- Problemas de relacionamento e trabalho.
Depressão na fase da Velhice:
São fatores comuns que estão associados a quadros depressivos na fase da velhice:
- Solidão.
- Luto.
- Perda da liberdade e autonomia.
- Viuvez.
- Sentimento de inutilidade.
- Perda da razão de viver.
O tratamento nessa fase é mais delicado, uma vez que idosos tendem a trazer um acúmulo de sofrimentos da vida. A realização do processo terapêutico é imprescindível em todas essas fases.
Devemos nos posicionar e ficar em alerta para com os sintomas e alterações comportamentais que podem sinalizar um sofrimento psíquico e, ao mesmo tempo, estender nossas mãos para quem está sofrendo com a doença.
Depressão não é uma condição permanente. É um estado em que as pessoas podem entrar e do qual podem sair.
#depressão